A Psicomotricidade é uma área do conhecimento que estuda e compreende os fenômenos relacionados com o movimento corporal e seu desenvolvimento, bem como as consequências de alterações na aquisição dos padrões de movimentos e posteriores ajustes.
										Compreendemos que o corpo, o movimento e a ação são elementos básicos do nosso conhecimento e expressão do mundo. Segundo García Núñez o movimento é indissociável do pensamento que o produz: o movimento é o pensamento em ação (Berruezo & García Núñez 2015, p.27).
										É através do movimento que o ser humano integra as informações que recebe do meio ambiente, em um processo evolutivo que proporciona a corticalização, ou seja, a evolução motora é essencialmente a evolução nervosa. Cada nova aquisição influencia as ulteriores, tanto no domínio mental como no motor (Fonseca, 2009).
										O objetivo global da Psicomotricidade é desenvolver (contexto educativo) ou restabelecer (contexto clínico) as capacidades globais do indivíduo, através do movimento, da postura, da ação e do gesto educando o próprio corpo na relação consigo mesmo e com o mundo, conseguimos uma série de hábitos neuromotores essenciais para o desenvolvimento e para a aprendizagem e ativamos sistemas de atividade cerebral e capacidades psíquicas como:
								 
								
								
									
										"Sensação (captação dos estímulos), percepção (processamento), representação (expressão do conhecimento adquirido), memória, atenção, raciocínio, orientação, simbolização e linguagem."
										No livro Psicomotricidade e Educação Infantil, Berruezo & García Núñez explicam de uma maneira bastante inteligível os principais conceitos da Psicomotricidade e sua aplicabilidade:  Veja como comprar o livro
										Vitor da Fonseca em seu livro Psicomotricidade. Filogênese, Ontogênese e Retrogênese (2019) explica a Psicomotricidade através das abordagens ontogenética, psicobiológica, comportamental, psicotônica, neurobiológica e biopsicossocial.
										 Para se aprofundar
										
											
												
													
														
															
														
															Recomendamos a leitura do livro Psicomotricidade e Educação Infantil. Nele o autor, Juan García Núñez, torna acessível o entendimento dessa área do conhecimento. Veja algumas páginas 
														 
														
														 
													 
												 
										 Bibliografia
										
											
												
													
														
															
														
															Artigos
															
															- El contenido de la Psicomotricidad. Reflexiones para la delimitación de su ámbito teórico y práctico. Pedro Pablo Berruezo Adelantado.  Ler artigo
 
															- ¿Por qué se aprende mejor en movimiento? La neurociencia tiene la respuesta. Educación 3.0.  Ler artigo
 
															- Movimentos espontâneos do diálogo tônico-postural e atividades expressivas. Traduzido por Delia Maria De Césaris,  Daniel Camparo Ávila.  Ler artigo
 
															- Diretrizes de estimulação precoce. Crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Ministério da Saúde Ler artigo
 
															
															Livros
															
															- O desenvolvimento psicomotor: Jean Le Boulch – ARTES MÉDICAS.
 
															- La educación por el movimiento: Jean Le Boulch – PAIDOS.
 
															- Hacia una ciencia del movimiento humano. Introducción a la psicokinética: Jean Le Boulch – PAIDÓS.
 
															- Psicomotricidad I, II e III: Dalila Costallat – LOSADA.
 
															- Psicomotricidad – La entidad psicomotriz: Dalila Costallat – LOSADA.
 
															- Psicomotricidad y Educación Infantil: Juan Antonio García Núñez & Pedro Pablo Berruezo – CEPE.
 
															- O diálogo corporal: Pierre Vayer – MANOLE.
 
															- Psicomotricidad y globalización del curriculum de Educación Infantil: Miguel L. Llinares & Ana V. Navarro – ALJIBE.
 
															- Tono y Psicomotricidad: Mira Stambak – PABLO DEL RÍO.
 
															- Juego y Psicomotricidad: Juan Antonio García Núñez & Félix Fernández Vidal – CEPE.
 
															- Psicomotricidade e Educação Infantil: Berruezo & García Núñez – EDITORIAL CEPE.
 
															- La pelota en el desarrollo psicomotor: Pedro Pablo Berruezo – CEPE.
 
															- Juegos motrices cooperativos: Jaume Bantulá Janot – PAIDOTRIBO.
 
															- Juegos multiculturales: Jaume Bantulá Janot & Josep M. M. Verdeny – PAIDOTRIBO
 
															- La práctica psicomotriz: una propuesta educativa mediante el cuerpo y el movimiento: Miguel L. Llinares, Ana V. Navarro & outros – ALJIBE.
 
															- La reeducación psicomotriz y los problemas escolares: Soubiran & Mazo – EDITORIAL MÉDICA Y TÉCNICA, S.A.
 
															- Aprender a aprender: Vitor da Fonseca – ARTMED.
 
															- Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e Retrogênese: Vitor da Fonseca – EDITORA WAK.
 
															- Manual de Observação Psicomotora. Significação psiconeurobiológica dos fatores psicomotores: Vitor da Fonseca – EDITORA WAK.