Criado a partir de experiências com alunos e pacientes, de todas as idades, ao longo dos últimos 20 anos, o jogo musical psicomotor engloba conceitos das áreas de Música, Psicomotricidade e Neurociências. É mais que uma ferramenta metodológica. É uma forma de aperfeiçoar o desenvolvimento e a maneira de aprender porque proporciona estímulos diretos para organizar a recepção e o processamento dos estímulos recebidos.
O segredo é a maneira como os estímulos musicais e psicomotores são apresentados: de forma progressiva de acordo com as leis de maturação nervosa: do global para o específico, do todo para as partes, do simples para o complexo. Dessa maneira, a recepção dos estímulos se organiza e produz no participante uma sensação de competência e o desejo de evoluir em suas conquistas.
Independente da demanda, seja em contexto escolar ou clínico, sempre partimos do jogo. Em todas as culturas, o jogo musical é uma forma espontânea da atividade infantil. Utilizá-lo transmite segurança. Para os adultos é uma oportunidade de entrar em contato com a criança interna que floresce no contato com o brincar. A criança brinca para entender o mundo. O adulto brinca porque entende!
Para o professor ou terapeuta o jogo também é uma fonte de aprendizagem. É possível:
Não há movimento sem ritmo assim como não há ritmo sem movimento! Considerando as premissas filosóficas comentadas acima, sempre partimos de um ritmo africano porque é nele que estão as raízes de todos os ritmos.
Para exemplificar, compartilhamos alguns jogos e suas respectivas fases com referências explicativas. Algumas dessas fases foram criadas pelos próprios participantes do programa.