PsiCoMus é um programa de estimulação psicomotora musical que pode ser aplicado em crianças e adultos, oferecendo resultados excelentes em demandas variadas como questões atencionais; questões atitudinais; hiperatividade e hipercinesia; dificuldades relacionadas à expressão gráfica – letra cursiva; stress; anorexia; altas habilidades e coordenação motora global e específica.
As atividades e técnicas do programa integram, de maneira intencional e gradativa, elementos que estão desde o início na vida do ser humano: ritmo, som e movimento!
Partimos do princípio de que todo conhecimento começa no corpo e é expresso por ele. Nosso enfoque é melhorar, com apoio da música, a absorção e organização dos estímulos recebidos. Isso porque, desde nossa concepção, estamos expostos à interação dos elementos musicais: o batimento cardíaco da mãe, os ciclos da natureza, os sons do nosso próprio corpo, os sons dos passos dos pais que antecipam o prazer do reencontro, as canções de ninar presentes em todas as culturas. A Música confere espontaneamente a ordem necessária, aporta uma sensação de segurança e conforto que permite a evolução nas etapas e é uma fonte de comunicação natural quando as palavras não são suficientes.
A Música pode ser utilizada por todos para potencializar a aprendizagem, sendo necessário apenas reconhecer e assumir as habilidades hoje adormecidas. Claro que é necessário estudar um pouco e treinar, como qualquer outra habilidade, mas o ser humano tem essa capacidade extraordinária de aprender qualquer coisa quando quer!
O programa pode ser usado por educadores para aperfeiçoar a capacidade de aprender de seus alunos, e também por psicomotricistas, psicólogos, psicopedagogos e fisioterapeutas em contextos de intervenção.
Uma das ferramentas do programa PsiCoMus são os jogos musicais psicomotores. Compartilhamos alguns com as fundamentações e referências para que você possa experimentar e opinar, afinal o conhecimento sempre se enriquece nas situações de interação e troca.