Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma área do conhecimento que estuda e compreende os fenômenos relacionados com o movimento corporal e seu desenvolvimento, bem como as consequências de alterações na aquisição dos padrões de movimentos e posteriores ajustes.

Compreendemos que o corpo, o movimento e a ação são elementos básicos do nosso conhecimento e expressão do mundo. Segundo García Núñez o movimento é indissociável do pensamento que o produz: o movimento é o pensamento em ação (Berruezo & García Núñez 2015, p.27).

É através do movimento que o ser humano integra as informações que recebe do meio ambiente, em um processo evolutivo que proporciona a corticalização, ou seja, a evolução motora é essencialmente a evolução nervosa. Cada nova aquisição influencia as ulteriores, tanto no domínio mental como no motor (Fonseca, 2009).

O objetivo global da Psicomotricidade é desenvolver (contexto educativo) ou restabelecer (contexto clínico) as capacidades globais do indivíduo, através do movimento, da postura, da ação e do gesto educando o próprio corpo na relação consigo mesmo e com o mundo, conseguimos uma série de hábitos neuromotores essenciais para o desenvolvimento e para a aprendizagem e ativamos sistemas de atividade cerebral e capacidades psíquicas como:

"Sensação (captação dos estímulos), percepção (processamento), representação (expressão do conhecimento adquirido), memória, atenção, raciocínio, orientação, simbolização e linguagem."

No livro Psicomotricidade e Educação Infantil, Berruezo & García Núñez explicam de uma maneira bastante inteligível os principais conceitos da Psicomotricidade e sua aplicabilidade: Veja como comprar o livro

Vitor da Fonseca em seu livro Psicomotricidade. Filogênese, Ontogênese e Retrogênese (2019) explica a Psicomotricidade através das abordagens ontogenética, psicobiológica, comportamental, psicotônica, neurobiológica e biopsicossocial.

Para se aprofundar
Bibliografia